■"Peça maldita"■
Responsável: Hannytta Medici Morales
Grau de Desenvolvimento: Grau 1 - Ideia
Encontra-se na fase de argumento do roteiro, precisando de mais consistência. Devidamente registrada na Biblioteca Nacional. Busco pessoas para auxiliar no desenvolvimento do projeto.
Temos aqui, um grupo teatral, estreando a peça Macbeth. O elenco da peça é dividido por aqueles que acreditam ou não em
tais superstições. Além disso, os arquétipos dos personagens serão equivalentes aos arquétipos dos personagens que eles interpretam. Será uma linha tênue entre o que é a peça e o que é real. A exemplo disso, na peça se há o planejamento da morte do Rei Ducan por Lady Macbeth e seu marido. Na “vida real”, há um conflito real entre os atores.
O filme se inicia na noite de estreia da peça “Macbeth”, onde os espectadores estão chegando ao teatro e os atores estão terminando de se arrumar e repassando o texto. O protagonista que interpretará Macbeth, é um dos atores que desacredita em superstições. Em um determinado momento, menciona o nome “Macbeth”, e acaba sendo advertido por seus colegas para sair do local e realizar um ritual para evitar que a maldição de pronunciar o nome da peça seja concretizado. Ele acaba saindo, porém não realiza o ritual.
No caminho, acaba encontrando uma pessoa misteriosa, da qual não é possível ver o rosto. Na frente do teatro, há um homem alcoolizado que é conhecido por andar pelos arredores do teatro. Ninguém da região o leva a sério, sabem da
sua história ou o enxergam – assim como a figura invisibilizada do porteiro. O homem fica intrigado ao ver o cartaz de apresentação de Macbeth. Descobre- se que este homem, anos antes, havia participado do elenco que apresentou a
mesma peça, porém teve um final trágico. Ele parece ser a única pessoa que realmente enxerga o homem misterioso. Ele constantemente repete algumas falas do porteiro da peça, e de alguma forma, tenta alertar as pessoas em volta do que está prestes a acontecer ou o que já está acontecendo.
O dia da estreia é marcado por uma chuva intensa, com trovões e raios, que pegou boa parte das pessoas de surpresa. A transição da preparação e do inicio da peça se dá a partir do sinal tradicional de espetáculos (a campainha e o anuncio do inicio da peça), e som dos trovões (referencia ao Ato 1/Cena 1 da peça e ao fato de estar realmente chovendo). A partir daí,
algumas cenas da peça ou algumas falas terão mais destaque, que serão intercaladas com questões que acontecem fora do palco, como comentários da atuação, o fato da pouca quantidade de público, e o desespero com relação as coisas erradas que acontecem .
Além da peça de Shakespeare, me inspiro também "E não sobrou nenhum" de Agatha Christie e no filme “The phantom of the theatre”, do diretor Raymond Yip (Hong Kong, 2016).